sábado, 29 de junho de 2019

Paulo Câmara cobra agenda de desenvolvimento em paralelo à reforma da Previdência

Durante o Fórum Nordeste, em Brasília, governador alertou a União sobre a paralisia de ações e da necessidade de retomada do crescimento dos Estados



O governador Paulo Câmara defendeu, nesta quarta-feira (26/06), durante reunião do Fórum Nordeste com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, a execução de uma agenda de desenvolvimento para o país dissociada da discussão da reforma da Previdência. No encontro, realizado no escritório de representação do Ceará, em Brasília, Paulo Câmara pontuou que a concentração do debate nacional no tema, provocada pelo Governo Federal, tem impedido o avanço de um conjunto de medidas com impacto significativo nas economias dos Estados.

"Quem tem como pauta única a reforma da Previdência é o Governo Federal. Nós governadores estamos lidando com seis meses de paralisia em todas as áreas, e precisamos encontrar caminhos para o retorno dos investimentos, da geração de empregos e a retomada do crescimento em nossos Estados", afirmou o governador de Pernambuco.

Ao longo da reunião com Rodrigo Maia, Paulo Câmara e os demais governadores nordestinos ressaltaram a importância de o Congresso Nacional analisar novas fontes de financiamento para os Estados, tendo como ponto de partida pautas que já estão tramitando no Legislativo. No conjunto de pontos destacados pelos governadores estão a cessão onerosa, o Fundo Social, a securitização da dívida, alterações no Fundo de Participação dos Estados (FPE), Plano Mansueto, entre outros.

"Essa agenda já conta com um bom entendimento do Congresso Nacional e dialoga diretamente com a retomada dos investimentos no nosso País. Vai nos dar mais garantias para reforçar as ações do poder público nas áreas de educação, saúde, segurança e na geração de emprego e renda", frisou Paulo Câmara.

Fotos: Luis Macedo/Agência Câmara
fonte:Ronaldo cesar

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

DESTAQUES DO BLOG

Silvio Costa Filho aprova projeto que fortalece estados e municípios
Governador convoca mais 500 aprovados do último concurso da PM
DUPLICAÇÃO DA BR-423 SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALEPE

sábado, 29 de junho de 2019

VARANDA RESTAURANTE - GARANHUNS E CARUARU - ANOTE O TELEFONE!



O Varanda é sem dúvidas uma das maiores referências gastronômicas do interior do estado de Pernambuco, em Garanhuns e Caruaru, onde seus clientes dispõem de um espaço agradável e aconchegante, além de um atendimento especializado.

Venha conhecer e desfrutar dos sabores oferecidos pela casa. O cardápio do Varanda é completo: Sushi, pizzas, carnes, camarões, salmões, e muito mais. Ainda mais, o chopp mais gelado da cidade!

Horáro de funcionamento: Todos os dias a partir das 11h30 da manhã.

Também entregamos em domicílio. (das 11h30 às 23h)

http://www.restaurantevaranda.com.br/web/

Ou procure no Instagram: Varanda Garanhuns e Varanca Caruaru.

Alfredo Gois assume presidente do Rotary Sete Colinas



Aconteceu na noite desta sexta (28), no Colibri Eventos, a posse da nova diretoria do Rotary Clube Sete Colinas, de Garanhuns. Ricardo Nonato passou o bastão para Alfredo Goes na presidência do clube, em cerimônia bastante prestigiada, que contou com convidados, a exemplo do deputado Sivaldo Albino e o Coronel Marcos Campos. Infelizmente não pudemos comparecer, como em anos anteriores, devido encontro do nosso clube, Lions Cidade das Flores.

Alfredo Goes é administrador e ex-secretário de Saúde de Garanhuns.

Garanhuns tem dois clubes de Lions e dois de Rotary, e as gestões são de um ano, iniciando agora. Devemos ter um ano muito especial, pois os clubes terão presidentes com muito trabalho social. Além de Alfredo, o Lions Garanhuns terá o médico Ulisses Pereira como presidente, e o LC Cidade das Flores contará com a professora Maria Almeida Rocha reassumindo a função. Não temos ainda a informação da nova mesa diretora do Rotary Garanhuns.

É um ano de retorno de presidentes, pois os três citados já conduziram seus clubes em gestões anteriores
Fonte:ronaldo cesar

domingo, 16 de junho de 2019

Governo acaba com Obrigatoriedade de Simulador para tirar Habilitação

 

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, informou que oGoverno Federal decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A medida foi aprovada nessa quinta-feira, dia 13, durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o Contran também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.

O prazo para a implementação da nova regra é de 90 dias. Com a mudança, o Condutor terá que obrigatoriamente fazer 20 horas de aulas práticas. Se optar pelo uso do simulador, serão 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento. De acordo com o Ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. Freitas disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

PLACAS - O Contran também reafirmou as mudanças nas placas Mercosul. As alterações ainda estão passando por ajustes técnicos e devem entrar em vigor até o final do ano. Com isso, o prazo para a implantação do novo modelo em todo o País, que era 30 de junho, foi adiado.

Entre as mudanças estão a eliminação de alguns elementos gráficos e a adoção de um QR Code, um tipo de código de barras bidimensional que pode ser ativado por telefones celulares equipados com câmera e outros equipamentos. O código trará informações mais precisas, a exemplo do local de produção da placa, o estado onde ela foi encaminhada, o veículo emplacado, entre outras informações. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, o objetivo é garantir mais segurança na identificação do veículo, com todo o processo produtivo passando por um rígido controle.

Segundo Dias, as mudanças visam dificultar a clonagem de placas e facilitar a fiscalização. “Aumentando a rastreabilidade, vamos dificultar a clonagem. A nova placa não tem condição de ser feita em qualquer lugar, alguém pode até tentar fraudar, mas isso vai ser descoberto na fiscalização, uma vez que não tem como reproduzir o mesmo código. Uma placa que não foi utilizada e for furtada, poderá ser cancelada antes que venha a ser usada em algum veículo. O controle é nacional”, disse Dias. Segundo o Ministro, não haverá obrigatoriedade para que os proprietários de veículos troquem de placa. (Com informações do JC Online.CONFIRA)

domingo, 26 de maio de 2019

MP recorre à Justiça após Estado descumprir decisão judicial para prover readequações em Centro de acolhimento de crianças e adolescentes

No caso de não comprovado o cumprimento da ordem judicial, MP pede o afastamento de três 
secretários estaduais, apontados como responsáveis pela omissão em fazer cumprir a decisão. (MPPE).

Em razão do descumprimento de uma liminar concedida em abril de 2017 obrigando o Governo do Estado de Pernambuco a promover adequações no Centro Estadual de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Garanhuns (CEAC Garanhuns), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) requereu à Justiça execução de tutela antecipada para bloquear a quantia de R$ 1.975.000,00 das contas da gestão estadual, a título de multa por descumprimento. O valor equivale a 395 vezes a multa diária de R$ 5 mil reais determinada pela Vara Regional da Infância e Juventude.

Na mesma ação, a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Garanhuns requereu ainda que o Juízo determine a intimação do procurador-geral do Estado para comprovar, no prazo de 15 dias, o cumprimento da decisão judicial de 2017. Caso o Estado de Pernambuco não apresenta evidências de que está dando cumprimento à decisão judicial, o MPPE requereu que seja determinado o afastamento dos secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Infância e Juventude, de Administração e da Fazenda, apontados como responsáveis pela omissão em fazer cumprir a decisão.

Na hipótese de afastamento de um ou mais secretários estaduais, o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra requereu ainda que a Justiça determine ao substituto a mesma obrigação de comprovar, dentro de 15 dias após a posse, que tomou iniciativas para cumprir a decisão judicial, sob pena de afastamento.

Entenda o caso — a Promotoria de Justiça de Garanhuns obteve, em abril de 2017, decisão liminar determinando que o Estado de Pernambuco providenciasse uma série de melhorias na estrutura do CEAC Garanhuns para adequar o serviço ao que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A unidade, que tem por finalidade receber crianças e adolescentes que foram separados de suas famílias por motivos de vulnerabilidade e violência, até hoje convive com o problema da superlotação. Na unidade de Garanhuns vivem hoje 47 crianças, quando o máximo permitido pela legislação é de 20.

Além disso, a decisão judicial estabeleceu que o Estado deveria assegurar a presença de um educador para cada dez acolhidos; realizar reformas para dar condições de higiene, habitabilidade, segurança e acessibilidade ao imóvel do CEAC.

“O Estado de Pernambuco permanece protelando a adoção das medidas cabíveis para oferecer um acolhimento digno paras as crianças e adolescentes mantidos sob a tutela estatal, contrariando ordem judicial”, ressaltou o promotor de Justiça.

EM GARANHUNS: Mãe, Filho e Nora morrem em Acidente na BR 423

 

Um grave acidente foi registrado na manhã de hoje, dia 25, na BR 423, aqui em Garanhuns, deixando um saldo de três mortos: mãe, filho e nora.

De acordo com a Polícia Rodociária Federal, um Ônix, de placas QJL 2026, de Arapiraca-AL, trafegava na BR-423, que liga Garanhuns a São Caetano, quando, nas imediações da entrada do Distrito de São Pedro, colidiu com uma carreta carregada com peças de automóveis. Três pessoas que viajavam no Ônix, identificadas como: Sheyla Patrícia Monteiro da Rocha Eudácio, de 41 anos; Kaliny Emanuelly da Costa, 35 anos, e Yuri Lucas Eudácio, 22 anos, mãe, nora e filho, respectivamente, faleceram no local do acidente.

Os corpos foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. Ainda segundo informações de populares, um caminhão teria batido na traseira do Ônix e, com o impacto, a auto-passeio foi jogado para a contramão, vindo a colidir com a Carreta. Os corpos foram encaminhados ao IML, em Caruaru. (Com imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)

domingo, 19 de maio de 2019

LAJEDO FAZ HOJE A FESTA DOS 70 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Distrito de Canhotinho até 1948, Lajedo completa hoje 70 anos de emancipação política.

A cidade está em festa, com programação organizada pela equipe do Governo Municipal.

Prefeitura irá inaugurar novas obras, fará uma apresentação de 140 ações importantes da atual gestão, promoverá desfile cívico pelas principais ruas do centro e à noite teremos shows na Praça de Eventos, com Pedrinho Pegação e Devinho Novaes sendo as principais atrações.

Esta semana, inclusive, uma equipe do Governo de Lajedo se reuniu para traçar as estratégias de segurança da festa.

Tudo está sendo feito para que seja um dia inesquecível.

Nessas sete décadas, Lajedo se desenvolveu muito em relação a outros municípios do Agreste Meridional e hoje tem quase o dobro da população da antiga sede.

Com uma população estimada pelo IBGE próxima dos 40 mil habitantes, Lajedo é governada há seis anos por Rossine Blesmany, natural de Pesqueira, filho de índio Xucuru, delegado licenciado da Polícia Civil do Estado, que entrou na política do município como vereador e se tornou uma das maiores lideranças do Agreste Meridional, com forte inserção no meio popular.

Parabéns a Lajedo e todos os seus moradores!
fonte:Roberto Almeida

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Carro de Locadora é Recuperado pela PRF na BR 423

 

Uma Picape com registro de apropriação indébita foi recuperada nessa quarta-feira, dia 15, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, aqui em Garanhuns.

É que Policias Rodoviários, em ação de fiscalização no quilômetro 92, deram ordem de parada a um Veículo e após consulta aos Sistemas, verificaram que o carro possuía registro de Apropriação Indébita, que é quando alguém se apodera de coisa alheia, sem o consentimento do proprietário. Após a abordagem, o Motorista, de identidade não registrada, afirmou que o Veículo pertencia a seu pai e que ele havia adquirido o bem há cerca de 3 meses.

Durante a verificação, os Policiais também descobriram que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estava registrado em nome de uma Locadora. O Veículo havia sido locado e deveria ter sido devolvido no dia 15 de novembro de 2018. O Condutor e o Veículo foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. (Com informações e imagens da PRF/Garanhuns)

Ministério Público faz Recomendações a Prefeitura visando Segurança nos Festejos Juninos em São João

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao poder público de São João fiscalizar os estabelecimentos que comercializem fogos de artifício e de estampido (os que fazem apenas barulho) a fim de garantir que cumpram as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente. No caso de ser flagrada a venda de itens proibidos a crianças e adolescentes, o município deverá aplicar as penalidades cabíveis.

A promotora de Justiça Ana Cristina Barbosa Taffarel explicou que a Promotoria de Justiça de São João tomou conhecimento de que fogos de estampido estavam sendo vendidos livremente para crianças na cidade, em contrariedade à legislação.

O MPPE recomendou à Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal realizar inspeção nos estabelecimentos que comercializem fogos de estampido, a fim de verificar os cuidados no acondicionamento do material e o risco à vizinhança, adotando as medidas cabíveis para recolhimento do material em situação irregular. Já ao comandante local da Polícia Militar, o MPPE recomendou promover diligências no sentido de fiscalizar a queima de fogos nas proximidades dos hospitais, estabelecimentos de ensino e na via pública. Por fim, o Conselho Tutelar deve fiscalizar os estabelecimentos comerciais e a queima de fogos por menores de 16 anos.

FESTA JUNINA - O prefeito de São João, Genaldi Zumba, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MPPE se comprometendo a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a paz social das festividades juninas do Município.

Dentre essas providências, o Prefeito deve garantir o encerramento da festa às 2 horas nos dias 22 e 23 de junho, além de proibir a comercialização de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro e não vender para as crianças e adolescentes. 

Ainda ficou acordado que, após o encerramento do evento, seja promovido o fechamento das barracas de bebidas. A Prefeitura ainda se com prometeu em viabilizar espaço necessário destinado à Polícia Militar; ao Corpo de Bombeiros e ao Conselho Tutelar, a fim de propiciar o ambiente necessário para o trabalho adequado dos Órgãos

Adolescente de 13 anos comete suicídio em Garanhuns

Um adolescente de 13 anos tirou sua própria vida por meio de enforcamento durante a tarde desta quinta-feira (16), no bairro Manoel Chéu, na cidade de Garanhuns.
De acordo com a Polícia Civil, o garoto Anderson Willian Pereira dos Santos Filho, de 13 anos de idade tirou a própria vida por meio de enforcamento. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas Anderson já estava em óbito.

Ele foi encontrado por familiares pendurado numa corda no quintal da residência. A motivação que tenha levado o jovem a cometer o suicídio é desconhecida.
A PM esteve no local e isolou a área. Uma equipe da Polícia Civil compareceu e junto ao IC realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao IML em Caruaru por meio de uma funerária contratada pela família. O caso é investigado pela 1°DP de Garanhuns

terça-feira, 14 de maio de 2019

VIVA DOMINGUINHOS: Ministério Público ingressa com Ação de Improbidade contra Izaías e Haroldo. Secretária e Artistas também são Citadas

 

O Ministério Público de Pernambuco ingressou com uma Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB); o vice, Haroldo Vicente (PSC); a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, e as artistas Andrea Amorim e Kiara Ribeiro. É que após representação do coordenador da CIRETRAN/Garanhuns, Johny Albino, que é irmão do deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), o MP entendeu que houve promoção pessoal durante o Viva Dominguinhos de 2017. O assunto foi abordado pelo portal V&C Garanhuns.

De acordo com a representação de Albino, acatada pelo Promotor Domingos Sávio, houve a violação do principio da impessoalidade, quando as cantoras fizeram citações do nome do Prefeito e do Vice durante os seus shows. De acordo com os autos da Ação Civil protocolada junto a Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, Johny Albino, que faz oposição declarada ao Governo Izaías Régis, juntou cópias de áudios das artistas no Palco e entrevistas de Rádio do Prefeito. Antes, o Ministério Público havia expedido recomendações aos Agentes Públicos citados no processo para que se abstivessem de atos que caracterizassem promoção pessoal durante o Evento. A recomendação expedida em 2017, também foi renovada no ano passado e neste ano.

No Processo, de número 0002575-40.2018.8.17.2640,que tramita na Vara da Fazenda Pública local, o Promotor Domingos Sávio requer a condenação dos réus; o ressarcimento integral do dano, se houver; a perda da função pública; a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos e a proibição de contratar com o Poder Público.

A POSIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL – Em Nota distribuída a Imprensa, o Governo Municipal de Garanhuns, através de sua Procuradoria, registrou que a “notícia se baseia em mera propositura de Ação Civil Pública, por supostos atos de improbidade (...); no tocante à suposta promoção pessoal, por terem alguns artistas de renome nacional e internacional, em suas apresentações citados nominalmente o nome do Gestor”.

“Estamos vivenciado a banalização da propositura de Ação Civil Pública, o que inclusive vem sendo demasiadamente combatido pelo judiciário, já que usada de maneira pessoal para atingir os Agentes Públicos, quando estes se mostram altivos na defesa dos interesses do Município”, registra trecho da Nota distribuída pela Prefeitura, complementando em um outro trecho que “nenhuma” das ações de improbidade ainda foram recebidas “pelo juízo da Vara da Fazenda Pública” e que “confia plenamente no judiciário no que tange a serenidade e imparcialidade”.